A moeda-Eusébio

eusébio

Isto das moedas comemorativas e/ou de colecção faz-me sempre lembrar as “colecções Otário” do então Magno Herman José, e esse reflexo imediato (de gargalhada) tira-lhes logo qualquer hipótese de valorização.

Ainda assim, esta moeda-homenagem ao “King” não saiu lá grande coisa. O autor é o excelente André Carrilho mas, caramba, isto só me faz lembrar uma fraca imitação de Disney, qualquer coisa como se fosse o “pato Eusébio”. Ou má resolução do artista ou então, pura e simplesmente, o seu registo não resiste à transição para este tipo de objectos. E é uma pena porque Carrilho tem, pelo menos, esta belíssima homenagem ao eterno King …

eusebio carrilho

 

Mas não batamos muito. Fui ver o restante plano numismático da Casa da Moeda – já de si uma coisa estranha (deve haver um texto com os fundamentos dos critérios mas não vou procurar) – e há lá de tudo. Desde um design bem sacado (Figurado de Barcelos, de “cinco coroas” como se dizia antes) a coisas verdadeiramente pavorosas, uma rainha kitsch e uma dedicada ao folclore alentejano, que não só tem um erro ortográfico como representa aquela etnia como se fosse de desvairados (ou será pagãos?). O que será dos designers?

Entretanto, para quem não se lembra da peço do Herman a que aludo acima:

(jpt)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s