A bola e a nação

quaresma

Após o jogo de ontem escorropichei os vários copos que havia encetado, varri, algo trôpego, a miríade de dejectos das mesas e chão cá de casa [castanha de caju (original!), cascas de tremoços e camarão, cinzas, filtros, caricas, réstias de lombo de porco (indito preto), lambuzadas côdeas de pão, perdigotos (já) cristalizados, caspa freneticamente arrancada, queijos esmagados, e variadas amálgamas inidentificáveis]. Depois, e enquanto usava o resto de voz que me sobrava para bramir “Cigano, cigano!!! és o maior” fiz a análise táctica do jogo: Adrien fabuloso, o maior em campo; Cédric um portento; João Mário a completude no futebol; William o trinco mundial do momento; Inolvidável Rui Patrício, a “Muralha de Lisboa”. Depois, algo clubista, orgulhei-me com a extraordinária excelência dos frutos da formação do Sporting, a destes já não meninos José Fonte, Nani, Quaresma e Ronaldo, há tantos anos em glórias no estrangeiro.

Nestes frémitos escutei o locutor da SportTV recitar “Pátria” de Sophia Mello Breyner Andresen. Depois, já mais calmo, entoei “A Portuguesa” enquanto lavava a louça (a máquina está avariada). Então, por dever patriótico, para que as gerações vindouras não o esqueçam, fiz a súmula dos discursos anti-nacionais que muito ouvi e imenso li nos últimos dias. E por eles antevejo o que, em surdina, tantos dirão hoje. Não os esqueçamos, aos vis argumentos, aos seus autores … São estas as suas aleivosias. É certo que em público surgirão a afirmar o inverso. Assim esconsos inimigos da nação:

“A selecção ganhou só com sorte (uma g’anda “paiada”), não jogam nada, o Ronaldo é só penteados e gel, nem tocou na bola, o vaidoso, o “mister” não o é, quem faz a equipa é o Jorge Mendes, o Pepe é um caceteiro, o William é sempre a passo, o Rui Patrício não sabe jogar com os pés, o Quaresma é inconstante (é cigano, o que se pode esperar?), o Nani já está quase no fim, enfim, com a Polónia é que “vão ser elas” …”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s