Imigrantes e Emigrantes

Foto_Família_EURO_2016

A bola como pasto da retórica nacionalista: Luís Aguiar-Conraria, bloguista que aprecio, escreveu descrevendo o golo vs a Croácia. O texto, anti-racista, emotivo, e como tal até acima de uma crítica muito arreigada, espalhou-se, mesmo em versão anónima (o que é a suprema glória dos textos dos bloguistas).

Torci o nariz – ainda que bem intencionada a referência à mescla de origens afro-americanas dos futebolistas vem colada ao velho “lusotropicalismo”, dizendo-os “filhos da cultura lusitana”. E também porque deixa amputar (decerto que para além das intenções do autor) o facto da selecção nacional de futebol ser feita de imigrantes e de filhos de imigrantes mas também de filhos de emigrantes e de emigrados – o que casa com a demonização (“coitadização”) da emigração que a demagogia populista (essa a que se colou Abrunhosa) intentou nos últimos anos. Outro bloguista que aprecio, Henrique Manuel Bento Fialho, acaba de escrever (apenas no Facebook) descentrando a coisa, realça a extroversão portuguesa, a presença significante dos (filhos de) emigrantes, na prática deslusotropicaliza a coisa. Belo. Eu apenas lhe acrescentaria uma questão, a forte presença de emigrados, coisa do como o mundo é agora, e tão significante.

Depois vejo as crónicas do Sapo, Márcio Alves Candoso faz o mesmo, até exaustivamente descreve o feixe de origens dos futebolistas -mas não tanto a dos seus rumos e destinos, assim também obscurecendo o como o mundo vai agora sendo feito. Mas tem uma coisa chata, para além da talvez retórica conclusão sobre a “raça portuguesa” (esta mescla, outra vez): cita sem referir a autoria o emotivo naco do Luís Aguiar-Conraria. Raisparta, quem escreve para ser publicado se não sabe o que cita googla o trecho do texto. Descobre logo a origem …

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s