Uma era histórica para o português

eder

A vitória da selecção nacional de futebol no Euro-2016, neste ambiente mediático sobreaquecido pela concorrência dos inúmeros órgãos de comunicação social, potenciado pelo meios de expressão privada (aliás “redes sociais”), indiciam que vivemos uma era histórica do português. É certo que qualquer observador mais interessado podia ter constatado isso anteriormente mas agora temos a expressão pública, a modos que oficial (oficializada pelos mass-media): o calão mais peludo, mais profundo, está sufragado.

Se antes consignado às classes mais populares e aos ambientes da rude construção e reprodução de ideais de masculinidade, e por isso surgindo nas representações literários/artísticos desses contextos, ele tem-se vindo a espalhar. Devido ao ideal da igualdade de género, que implicou a reclamação feminina de praguejar alto e bom senso. Pelo relativo esbatimento das hierarquias sociais, com a popularização da burguesia, a “classemedianização” urbana, que a todos faz partilhar um léxico e uma semântica, e que elide a contextualização do praguejar, tornando-o comum, corrente e sem limites contextuais. Agora, depois da explosão mediatizada deste Euro, não haverá volta a dar, o calão está adoptado para uso corrente a céu aberto.

Há quem goste, deste império da “caralhada”. Eu não. Angustia-me. Pois teremos que criar um novo léxico para nos escaparmos deste “senso comum”, para firmarmos áreas e modos discursivos marginais, vulcânicos, agressivos, até “desviantes”. Precisamos deles. Não precisamos, mesmo, do esvaziamento, da neutralização social, destes riquíssimos instrumentos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s