Pós-Nice

1. Mostrar imagens do atentado de Nice não é cumplicidade com o terrorismo, contrariamente ao que tantos aqui partilharam nas últimas horas. É uma péssima ética (e deontologia, para os jornalistas). E é útil ao terrorismo. Mas não é cumplicidade, não tem essa intencionalidade dolosa. Confundir estas coisas é pensar aprisionado pelo aqui (não gostar de determinado tipo de jornalismo; não gostar da forma como determinado órgão trata os nossos queridos [políticos; etc.]). E isso também é péssimo.

2. Diante destes dramas bolsar de imediato que a culpa é americana “e dos seus lacaios”, como li em tantos comentários, tão habituais nesta altura, não é só abjecto. É ignorante. Não só da história destes tipos de radicalismo islâmico. Mas também apagando que a França, por ora a grande vítima euro-ocidental, ao longo das décadas muito se tem apartado das políticas americanas, muito devido às suas particularidades coloniais e pós-coloniais. Ao contrário de tantos outros aliados [“lacaios” no jargão (neo)comunista corrente] dos EUA.

3. Urrar que este terrorismo “não é islâmico”, “não é o islão” é indigno. O islamismo radical (integrista, fundamentalista, eu prefiro chamar-lhe fascista pois é uma imagem que nos é mais elucidativa) é, grosso modo, uma visão do islão, neste se fundamenta ideologicamente. Não há um “islão”, há várias formas de islamismo. Esta fascista é uma (ou várias) delas. Não tomar a parte pelo todo, não culpabilizar o islamismo em geral, é importante. Expurgar o todo desta parte, dizê-la aislâmica é uma fraude. E, essa sim, pode ser útil ao terror, ao apagar a porosidade entre as várias formas islâmicas.

4. Espero, sinceramente, e exijo, totalmente, que nenhum representante eleito do Estado português vá agora a um templo islâmico associar-se às declarações do clero islâmico, em prol da paz (e sempre refutando o “islamismo” dos terroristas). Pois nesta sociedade a política não se faz nos templos, conquistámos isso na história. E fazê-la regressar aí, isso sim, é uma cumplicidade com o terrorismo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s