Artur

artur correia

Morreu o Artur, o melhor lateral-direito português que conheci. Ainda me lembro da minha alegria quando ele mudou do Benfica para o Sporting (o “ruço” sempre foi benfiquista, que naquela época os jogadores tinham clube, não eram os simõesabrosas d’agora, e assim continuou mas não era por isso que menos gostávamos dele, e se calhar até mais, por respeito), e isto no tempo em que o Jordão também já o havia feito – mas via Saragoça, onde jogara uma época. Aquela era uma era gloriosa do Sporting, então presidido pelo Senhor João Rocha, um homem de grande gabarito que deveria ter servido de exemplo para as décadas posteriores mas, infelizmente, isso não aconteceu.

Lembro-me de vários jogos dele, claro. Muito mais de um Portugal-Noruega, em tempos difíceis para a selecção nacional. Vi este jogo no Estádio Nacional, o seleccionador era o Buda (Mário Wilson), lembro-me do meu desacordo de bancada com o benfiquismo dele, o que protestámos e praguejámos com aquilo – no banco estava o fabuloso Jordão, a jogar o medíocre mas benfiquista Reinaldo, uma coisa ainda hoje inacreditável. A selecção naqueles tempos (e durante muitos anos depois) era assim, e por isso tantos insucessos com tão bons jogadores. Lá para meio da primeira parte o Artur marcou um golo soberbo, vê-se nas imagens, pobres. Uns tempos depois estava eu no Dramático de Cascais, era o dia dos Ramones ou o do Mike Oldfield, não posso precisar (2 dias seguidos com coisas tão diferentes), e soube-se que o Artur tinha tido um “ataque cardíaco” (na altura não havia AVCs). Nunca mais jogou.

Há uns anos apanhei-o ali no Café Luanda, sozinho numa mesa. Levantei-me para o saudar (“oh pai …” envergonhou-se a minha filha, “lá estás tu”, terá pensado a minha mulher), contar-lhe disto, do golo à Noruega, de que ele era o maior como nº2, que tinha sido meu ídolo da bola, que já não se fazem jogadores assim. Riu-se, não se chateou com a intromissão, devia estar habituado aos adeptos veteranos.

Deixe uma Resposta

