O preço do peixe

marlim

1995, estava eu no Wimbe, vindo lá de perto de Balama, a praia quase vazia, o calor de sempre, a Pemba daquela época, empobrecida do pós-guerra, algumas dezenas de cooperantes escandinavos a espalharem parcos dólares. Torrava ao sol, amodorrado, e de súbito um pescador surgiu-me, mesmo diante de mim, a vender-me um marlim, belo, grande, saído do mar, até quase-vivo. “Quanto é?” perguntei, ainda deitado na toalha, e ele “quinze mil meticais” (dos velhos) – então um maço de John Player custava 4 mil. E eu, logo, a regatear, pois é assim que deve ser, sempre me diziam, “doze mil, não pago mais”, e ele, encolhendo os ombros, lá aceitou. “Entregue ali na barraca”, aquele o restaurante da praia, o “Mar e Sol”, ao qual o magnífico Adriano Mendonça de Carvalho me apresentara logo à minha chegada ao Cabo Delgado … E lá fui com ele, a dar instruções, que era para cortarem uma posta para eu comer logo e o resto guardarem para o “grupo do Mendonça” – de facto, incluindo os donos da casa. Eu comeria um pouco, partilharia a maioria, partiria em breve para o distrito, não tinha como guardar o bicho nem vontade disso.

Peixe entregue, instruções dadas. E paguei. Ao puxar das notas percebi que “sou um filhodamãe!”, uma pechincha daquelas, para repartir em oferta ainda para mais, e ali regatear. “Quinze mil, não é?”, menti a pergunta, “hum …” com queixo para cima, deixou-se ele anuir, como se não percebesse o meu passo atrás. Não deixei de ser o tal filhodamãe, mas deu para eu me perceber.

2 pensamentos sobre “O preço do peixe

  1. Em 1995 passei todo o mês de Agosto em Pemba, nunca fui capaz de negociar nada. Perguntava: vais à pesca? Senhora o que é que queres eu traga, diz que eu vou levar… e assim era, trazia e eu pagava, contrariando muitos dos meus companheiros.

    Gostar

  2. Comovente…pois é, vá lá que se arrependeu. Esses arrependimentos granjeiam-nos os céus!

    Gostar

Deixe uma Resposta

