Jason Bourne …

jason

Fui ver, a procurar a amplitude da sala de cinema para o habitual trepidante deste super-herói do nosso tempo, explorado, seviciado, enganado, traumatizado, desesperado, abandonado …

O filme levanta três questões, uma cinéfila e duas culturais.

Jason-Bourne-trailer-03

A cinéfila (não é cinematográfica, é cinéfila) é o que o tempo vem esculpindo no rosto de Tommy Lee Jones e o que a sua voz tem de imutável, processo que cada vez mais o alcandora a ícone.

alicia-vikander-chatroom-silo.w190.h190.2x

Já Alicia Vikander é uma importante revolução cultural, transformando (para sempre?) a noção que temos de beleza sueca. A outra questão é mais abrangente: um dos núcleos, secundário, da trama é a articulação entre um potentado das “redes sociais” e a CIA. Numa série, de gigantesco sucesso comercial, que tanto evidencia as capacidades tecnológicas para esquadrinhar ao detalhe a realidade, esta linha argumentativa é até malvada, a demonstrar como aceitámos, sem pestanejar, este controlo (acabo de actualizar os termos de utilização da google, aceitando que me condicionem a actividade segundo o historial das minhas buscas …). Isto não tem nada a ver com a hipnótica apatia a la Orwell, é o frenesim inscrito no processo de transição de cidadão a consumidor que a mudança de milénio trouxe. Vamos deixando de ser cidadãos nacionais, vamos sendo consumidores globais. Não é estar pior, talvez assim até seja mais fácil conhecer a Alicia Vikander … Mas é muito diferente.

Quanto ao filme em si? Enfim, a série Bourne é o que é, um divertimento, um naco de evasão, não tanto para sentimentos ou reflexões. Neste 4º filme da série dá para ver que o filão está esgotado. Ou melhoram os argumentos, se possível mudando-lhe a linha, ou mais vale fechar aquilo. Mas presumo que não o façam, enquanto der lucro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s