Os motivos religiosos

GettyImages-589478616.0

A maratona feminina hoje no Rio. Aqui vão três quenianas (duas a correrem sob a bandeira do Bahrain, país que adoptou a metodologia europeia de nacionalizar atletas para aparecer nos Jogos Olímpicos), duas etíopes e uma bielorrussa (pela qual os comentadores televisivos portugueses torceram como se a rapariga fosse sobrinha da Aurora Cunha). Uns kms antes desta foto ter sido feita o grupo dianteiro era um pouco maior, com mais uma etíope, duas quenianas e duas americanas. Antes ainda estas tinham sido acompanhadas por duas norte-coreanas (que vieram a acabar lado a lado, à gémeos Castro), uma outra americana (que acabou bem, a correr sozinha, de “trás para a frente”), acho que uma ou duas japonesas.

Várias nacionalidades, várias origens, decerto que várias religiões (e até mesmo a possibilidade de ateias, ainda que eu acredite que para um  maratonista a fé ajude em muito). E nenhuma destas, nem das que vinham nos grupos mais atrasados, apareceu com esta nova moda do daeshestilismo, primavera-verão 2016, a linha “IslamRio16”.

Pode ser que isto sirva para que alguns percebam, finalmente, que a base das opções dos equipamentos é uma mescla de funcionalidade desportiva e de estética política. Não é religiosa. (E conviria mandar os relativistas de pacotilha escreverem cem vezes no seu mural de facebook “os equipamentos desportivos não têm fundamentos religiosos”).

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Os motivos religiosos

  1. Nem os equipamentos desportivos nem a roupa de uma forma geral. Por exempoo chamar islâmico a um véu usado até há pouco tempo por tantas cristãs, às vezes tão só para esconder os rolos no cabelo, é uma forma de propaganda, tentando fazer passar por religioso um hábito cultural.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s