Metropolitano

Há trinta anos, talvez um pouco mais, o meu pai, então já sexagenário, chegou a casa algo alquebrado, entre o excitado e o angustiado, “ora esta …”, narrou veemente, “entrei no  metropolitano e uma rapariga, bonita ainda por cima, levantou-se para me dar o lugar!“, e não era com sua habitual ironia que vinha, havia sido atingido, de surpresa, por aquela primeira vez. Não me lembro do que lhe disse, apenas de sorrir e de tentar embrulhar aquilo de boa disposição, enquanto ele terá ficado a resmungar em torno do habitual uísque do fim de tarde.

O tempo que passou muito mudou as coisas, o meu pai envelheceu mesmo e morreu. E nisso também mudaram os jovens lisboetas, talvez fartos dos velhos, dantes até escassos mas hoje tantos, e nisso raríssimo é ver alguém levantar-se para ceder lugar a um mais-velho e nunca a uma senhora. Ontem, e junto-lhe a data, 15 de Agosto de 2016, entrei no metro logo atrás de uma septuagenária ainda algo bem-posta, daquelas remediadas, as do empobrecimento dos reformados, disso a disfarçar-se sob um cabelo preto-avermelhado, aquela cor celebrizada pelo Vítor Constâncio. Carruagem cheia e logo um mais-novo, nos cerca dos vinte anos, gentil, que ainda os há assim, se levanta para lhe dar o lugar. À sua frente o seu amigo vira-se para mim e “também se quer sentar?” e faz menção de se levantar. Até salto, em sobressalto, e respondo-lhe veemente “ainda! … obrigado” e só depois recordo que não estou em Moçambique e, por isso, emendo-me “ainda não … obrigado“, já sem energia para a exclamação.

E sigo em pé, até ao meu destino. Volto a casa. No dia 15 de Agosto de 2016, repito. E falta-me o meu pai para eu, alquebrado, entre o excitado e o angustiado, sem a minha ironia, pois atingido de surpresa, lhe contar isto, esta minha primeira vez que me aconteceu tão mais cedo do que a ele. E o ver sorrir, embrulhar o momento de boa disposição. E assim bebermos o habitual uísque do fim de tarde.

3 pensamentos sobre “Metropolitano

Deixe uma Resposta

