A idade

E porque vem a propósito de um postal desta semana recoloco um outro postal que meti no velho ma-schamba por coincidência há exactamente dez anos [20.8.2006], referindo outro contexto social de categorizações etárias:

 

18 de Agosto de 2006, 19 horas e alguns minutos…Começo assim, deixando data e momento exacto, que a coisa assim o exige, aos quais junto o local, a esquina da 24 de Julho com a Nyerere, no semáforo fronteiro do Nautilus, “montra dos tugas” como tantos sorriem ou resmungam, que disso não me ocupo aqui.Paro ao sinal vermelho e logo, entre o passeio e o carro, acorrem duas pedintes, mães de bebés ao colo, e são as crianças na noite fria que me distraem enquanto lhes dou as parcas moedas (um pão a cada?). Estou nisso quando, súbito, uma voz me surpreende neste meu lado, mesmo junto a mim. Volto-me para esta outra janela no enfrentar o susto – uma velha mendiga, dizendo-me pausadamente “Estou a pedir ajuda, vovô…”. Olho-a devagar, decerto arregalado, espantado, e nem reajo ao pedido. Mas, ainda que nessa quietude, logo consciente do que está a acontecer. Uma leve buzina anuncia o sinal verde, e dali saio com vagares, algo trôpego, até sem nada ter dito ou dado à mulher. Sigo assim pela avenida, neste implacável caminho sem regresso. Desde esta minha primeira vez de “vovô”.

Deixe uma Resposta

