U2 e Trump

Em 2002, na sequência dos atentados de 11 de Setembro, os irlandeses U2 foram tocar à final do futebol americano, o Superbowl, o grande evento desportivo anual nos EUA. Fizeram esta pungente (em termos rockeiros) homenagem às vítimas. Uma extrema forma de solidariedade com o país, não só mostrando com o crime comovera mundo afora mas também expressando a ligação, profunda, não só dos irlandeses mas dos europeus com os EUA e com a ideia “América”. Os U2 sempre foram um grupo muito politizado, algo que escapará a alguns mais atento aos riffs do The Edge, e nisso por vezes muito críticos da política americana. Mas ali estiveram, solidários, ombreando com os “primos” do lado de lá do mar, o “país irmão” como se diz por cá – e em 2002 para uma banda especializada em macro-concertos, enchendo estádios sucessivamente, aquela atitude decerto que foi corajosa, sabedores dos riscos de se tornarem (ainda) mais alvos do terrorismo avulso, mais ou menos rizomático, que então assomava.

Aparecem agora de novo acerca os EUA, insurgindo-se contra o perigo do execrável populista Trump. Que consegue ser ainda mais repugnante do que os evangelistas anacrónicos do Tea Party, tanto que até os humaniza – e para nós, portugueses, estupefactos que ficámos este ano com o triste ambiente da política brasileira, isso deveria ser um dado a reflectir quando opinamos sobre a política americana. Que está assustadora. Como é aquilo possível, a importância de Trump, do Tea Party?, a repugnância pela “democracia na América”?

Eis U2 sobre Trump. Eu fico a ver, porque também a olhar para os “nossos” EUA, e deixando-me regressar aos tempos dos “Boy”, “October”, “War”, quando eles vieram ao Vilar de Mouros, e eu ainda tinha estofo para os riffs mais aquela poderosíssima parelha baixo-bateria.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s