A nova causa fracturante do BE: a nossa integração na Espanha

mw-860

O Chefe de Estado espanhol foi convidado oficialmente para visitar Portugal e, nesse entretanto, a discursar na Assembleia da República. Assim o fez. O PCP (e aquela fraude institucional “Verdes” – vejo ali aquela Apolónia) entendeu não aplaudir o discurso, seu conteúdo ou forma de sinalizar desacordo com o estado das relações entre os países. Mais do que legítimo, e se calhar até apropriado atendendo às tropelias que a Espanha dos Borbóns vem fazendo há mais de trinta anos com as centrais nucleares em rios comuns.

O Bloco de Esquerda foi diferente. Não aplaudiu e não se levantou, não sinalizou protocolarmente o respeito pelo (Chefe de) Estado alheio. Depois veio dizer que não saudou o rei vizinho porque “(…) não naturaliza relações de poder com base em relações de sangue e não em actos democráticos”. Não há muito para reflectir sobre isto: a Espanha é uma democracia, tem instituições funcionais, partidos livres e (muitas) eleições. Nessas condições é apenas aos espanhóis que compete aquilatar da racionalidade de manterem “relações de sangue” como significantes nas suas instituições, no seu Estado. Nós republicanos podemos discordar disto das realezas. Mas uma monarquia democrática em casa alheia não é o nosso assunto. Muito principalmente se em funções oficiais diante de um chefe de estado oficialmente convidado.

Por isso só há uma explicação para o acto de hoje no parlamento: o BE quer a integração ibérica e, como tal, como movimento espanhol, participar no debate sobre a justeza das suas instituições monárquicas.

Caso contrário são apenas um bando de imbecis. Estes ali sentados, chefiados pela actriz. E a mole que os apoia, e gargareja ao ver estes meneios.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s