Obrigado Mário Soares?

mario-soares-mar

Teclado amigo, possuído por mente a la gauche (já agora), envia-me a fotografia, viperinamente perguntando “o que achas disto?”. Acho mal, claro, penso mal, claro. Que o Estado (a presidência da república, o governo) entenda honrar com funeral de Estado o antigo presidente, primeiro-ministro e ministro acho bem, é sua prerrogativa – ainda que eu prefira a elegância daqueles célebres que na hora do fim avisam que a cerimónia de saída é para ser privada.

Mas que uma câmara faça uma coisa destas, ainda para mais utilizando meios comerciais (o que nem sequer é a questão crucial), não é curial. Não é às câmaras que competem estes processos de sacralização laica (de “eternização” simbólica), de exaltação, dos vultos nacionais. Isto não passa de uma excitação, um atrevimento, um “em bicos-dos-pés” do presidente em exercício, uma intrusão nas funções simbólicas do Estado central.

Mais ainda, não creio que os funerais dos antigos chefes de Estado da democracia portuguesa, António Spínola e Francisco Costa Gomes, tenham sido alvo destas elaborações propagandísticas da câmara. Dirão que tiveram peso diferente na história? Talvez, mas isso são interpretações que não competem à câmara municipal da capital. Posso crer até que, e meto as mãos que teclam no fogo, se a morte de Aníbal Cavaco Silva ou de António Ramalho Eanes (longe vão estes agoiros) acontecerem sob o alcaide Medina isso não provocará este “outdoorismo”.- ainda para mais num partido que deixou recentemente de assinalar aquela data de 25 de Novembro de 1975, congregadora dos esforços de Soares e de Eanes para um nunca-geringoncismo.

Finalmente: “obrigado”? A Câmara de Lisboa sob um ideário do providencialismo? Uma instituição do estado a “agradecer” a um cidadão desta forma até metafísica? Abaixo medina, abaixo este partidarismo de baixo nível, inculto. Atrevido.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s