Soares e as independências africanas (aliás, descolonização) [2]

samsoares

[Santos, Machel, Soares em Moçambique. Fotografia de Rui Ochôa]

Um precioso texto no Observador, “O papel de Mário Soares na Descolonização”, assente numa “biografia autorizada” do político, “Mário Soares – Uma Vida” de Joaquim Vieira. Serve não só para melhor esclarecer o papel e as posições de Soares no processo das independências africanas como para vislumbrar a trapalhada que era então o poder português, o papel de Carvalho (caótico e imbecil, como sempre foi, antes e depois) naquilo, e a mitomania (prussiana, já agora) spinolista. Os detalhes de Lusaca, basto referidos neste artigo, foram-me assim, tal e qual, contados, ene vezes, em Maputo por pessoas muito próximas do poder – que referiam algo que não surge no artigo (nem no livro citado): Soares avançou em abraço para Machel tratando-o por “camarada” (termo em voga na altura) algo que o líder moçambicano, homem sagaz, cerceou, em forte abraço sem “camarada”. Mantendo assim a necessária distância negocial. Mas abordando com “camaradagem” Carvalho, este sentido-se “moçambicano” (pois nascido na colónia) e legítimo representante dos revoltosos.

Mas, e repito-me, o fundamental é o vislumbre sobre a situação de então, a desagregação de um poder colonial serôdio, anacrónico, e a impossibilidade pragmática de Lisboa determinar regras. O estupor colonial acabara, tarde e a más horas. Carvalho, na sua imbecilidade militante, só expressava o desarranjo que o anacronismo histórico implicava.

Anúncios

Um pensamento sobre “Soares e as independências africanas (aliás, descolonização) [2]

  1. O oportunista e ladrão, sempre se apresentaram como íntegros e honestos. Possuidor de sabedoria e bem-fazer.
    Veremos para o confirmar, quando for conhecido o resultado não só do espólio mas também da espoliação deste “benemérito” tão conhecido MS

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s