O Funeral de Soares (2)

image_content_447329_20170109115257

Não vale comparar com o funeral de Sá Carneiro, dado o momento histórico e a tragédia que o provocou. Mas talvez não seja descabido compará-lo com o funeral de Cunhal, morto já na reforma, em pleno XXI, retirado há anos, e então rodeado por uma gigantesca mole. Sim, já aqui botei vários textos sobre o meu espanto e desagrado com a perenidade do ressentimento histórico de alguns/tantos com Soares. Mas não deixa de ser sociologicamente significativo o apartar do “povo de Lisboa” do seu cortejo fúnebre (“dezenas” de participantes refere, melífluo, o jornal Diário de Notícias), pequenos núcleos ao longo das ruas, nem o simbólico Largo do Rato se apinhou (apesar do hiperbólico “mar de gente” que o repórter televisivo anuncia). Apesar da cerimónia ter até sido publicitada por ministra (que absurdo, caramba), pela própria câmara municipal e pela constante cobertura televisiva nos últimos dias.

A unanimidade em seu torno ou, pelo menos, a abrangência do apreço popular talvez seja menor do que o poder (político, jornalístico) pensa. Tem algum significado político? Com toda a certeza. Mas esta proclamada unanimidade (sublinhada na tv pelo o que os repórteres vão dizendo, como se banda sonora do funeral, pungentes de superficialidade propagandística) vai ecoar nos próximos dias devido às obrigações do luto. Mas de facto, mesmo de facto, o “povo de Lisboa”, essa entidade mítica desde Fernão Lopes, virou calmamente, e sem acinte, pois sem incidentes, as costas a este funeral. À democracia? Quero não o crer. A Soares? Talvez um pouco. Aos seus? Espero bem que sim.

Em rodapé: Costa mandou uma mensagem a ser escutada no ecrã gigante. Quis-se fazer presente. Desrespeitando o seu governo, que lhe preenche as funções aquando ausente. Assim desrespeitando o funeral de Estado. E o falecido. Pois, como é óbvio com este destrambelhamento protocolar, para ele só ele conta. No seu fim político veremos quanto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s