O funeral de Soares

costa

Como não há nada para discutir no mundo tenho o FB carregado dos “novos ignorantes” (alguns figuras públicas) a debaterem se Costa deverá ou não interromper uma viagem oficial à Índia para assistir ao funeral de Soares. Certo, se o PM fosse p. ex. Passos Coelho e não viesse ao funeral os socialistas (e os comunistas) lançar-lhe-iam um opróbrio. Mas seriam estúpidos. Como agora quem discute isso. Pois até eu, que não sou jurista, sei procurar isto: Lei Orgânica do XXI Governo (Decreto-Lei n.º 251-A/2015 de 17 de dezembro) – Artigo 7.º / Ausências e impedimentos do Primeiro-Ministro: O Primeiro-Ministro, salvo sua indicação em contrário, é substituído na sua ausência ou impedimento pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros ou por ministro que não esteja ausente ou impedido, de acordo com a ordem estabelecida no artigo 2.º, sendo a substituição comunicada ao Presidente da República, nos termos do n.º 1 do artigo 185.º da Constituição.

É assim. E por isso o Primeiro-Ministro estará presente no funeral do ex-presidente. Quem não estará é o cidadão Costa, ausente do país. E onde está o cidadão Costa é irrelevante. Entenda-se, eu acho que este governo socratista deve ser combatido “rua a rua, prédio a prédio, flat a flat”. Acho-o abjecto. Mas andar a criticá-lo por isto é uma imbecilidade. Não uma “nova ignorância” mas sim uma intemporal ignorância.

Adenda: avisam-me que está instalada uma aparelhagem televisiva (ecrã gigante) para que a população possa escutar uma mensagem do primeiro-ministro António Costa durante o cerimonial fúnebre. Se isso é verdade toda a minha argumentação cai por terra, o PM e a sua “entourage” não têm qualquer noção do político, protocolar, administrativo e simbólico, tudo se resumirá ao seu ego político. Se assim for, se a sua vertigem egocêntrico se sobrepor àquele que o representa, esvaziando-lhe a função política, é óbvio que deveria ter tudo interrompido e vindo até cá. Será um erro. De mediocridade. Esperemos, nesta véspera, que assim não seja. Nem que seja, apenas, por respeito pelo(s) morto(s).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s