Rómulo de Carvalho

rom

Os jornais noticiaram que passaram vinte anos sobre a morte de Rómulo de Carvalho (o poeta António Gedeão). Uns dias depois descubro aqui em casa, entre-estantes, este “História da Electricidade Estática” (2ª edição de 1973, a original de 1954). É o único que me resta – os outros passei-os às gerações mais novas – dos livros daquela colecção de que foi autor, “Ciência para Gente Nova“. Deu-mos o meu pai, todos por junto, em Janeiro de 1978 aos meus 13 anos (História do Átomo, História da Radioactividade, História dos Isótopos e este). Foram os meus primeiros livros de divulgação científica, e se não me conduziram para a área das ciências naturais, como o meu pai engenheiro ali terá procurado induzir, deram-me um enorme prazer. Tanto que ainda me lembro, não só de os ler como até de os receber.

Nunca lhe li a poesia. Mas deve ter sido fantástico tê-lo como professor. Muito provavelmente hoje, sessenta anos depois da sua edição, os livros estarão desactualizados. E os nossos mais-novos tão mergulhados no consumo (e produção) da imagem em movimento que não se sentirão atraídos (nem informados) por estes pequenos livros de bolso. Mas foram uma maravilha. Bela memória.

Deixe uma Resposta

